Mercado Municipal de São José dos Campos

Mercado Municipal de São José dos CamposO Mercado Municipal de São José dos Campos foi inaugurado em 1.921 e edificado no mesmo local onde, em 1.896, um antigo mercado ocupava um terço da área do atual.

No restante da área, existia uma pracinha, o Largo do Mercado ou Largo Dàparecida, defronte à igreja de N.S.Aparecida, desativada e invadida lateralmente pelos vizinhos. Era ali onde se reuniam as tropas vindas das roças, trazendo suas mercadorias.

Sua ampliação fazia parte do projeto de melhoramento e expansão da cidade e adequação às exigências sanitárias da década de 20.

História

Mercado Municipal de São José dos Campos

Quem construiu o Mercadão foi o Prefeito Coronel João Cursino e o mestre de obras Abrãozinho, o mesmo que construiu o prédio da Mercado Municipal em 1.926.

Foi concluído em 11 de março de 1.923. Nos anos 30 havia o grande dia do Mercado: o Sábado, onde, às manhãs, acolhia multidões.todos se encontravam, fazendo compras, ou apenas passeando.


Iniciavam-se namoros, que iam ao casamento, solidificavam-se amizades. Os produtores da zona rural tinham acesso livre para vender seus produtos. A maioria expunha seus produtos no próprio chão, sobre um pano de saco, ao longo das ruas internas do Mercado.

Mercado Municipal de São José dos Campos

Eram principalmente verduras, legumes, frutas, ovos, frangos, farinha de mandioca e de milho e feijão entre outros.

Os vendedores de peixe eram os próprios pescadores do Rio Paraíba, que expunham o pescado em bancas elevadas.

Não havia peixes do mar, só peixes de rio como: lambari, bagre, traíra, etc.

Também podiam ser encontrados fumo de rolo, trançado de couro como o chicote, laços, utensílios feitos de lata, vassouras, brinquedos de madeira, objetos de cerâmica como potes, moringas, talhas, panelões, louça para cozinha, apitos, bem como armazéns completos, bares com pastéis e outros comestíveis preparados na hora, tudo cercado pelos açougues.

Os produtores traziam seus produtos em cavalos, burros e carros de boi que ficavam estacionados nas travessas da rua Siqueira Campos e atrás do Mercado, na travessa Chico Luiz..

Com o tempo, desapareceu essa salutar prática, assim como desapareceram os engradados de frangos vivos, as leitoas, as coisas que saíram de moda, como rodas maciças para carrinhos, caixotes para o mesmo fim, bundas de içá, nilho verde cozido, pamonhas, curaus, pão de mandioca, varas de cana.

Mercado Municipal de São José dos Campos

O edifício foi preservado por Lei Municipal em 04 de julho de 1.994, como Elemento de Preservação Nível 2.

Em 1.994 foi realizada a cobertura do edifício e o Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo elaborou uma proposta de recuperação das cores originais das fachadas do Mercado.

Atualmente em uso e revitalizado, o Mercadão integra o projeto de revitalização do Centro, proposto pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.


Mercado Municipal de São José dos Campos
Endereço: Travessa Chico Luiz, 56 - Cidade S. J. Campos - SP
Telefone: (12) 3922.4292

Site Oficial: www.mmsjc.com.br
E-mail oficial: contato@mmsjc.com.br




  Sobre o EncontraSãoJosédosCampos
Fale com EncontraSãoJosédosCampos
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra São José dos Campos no Facebook siga o Encontra São José dos Campos no Twitter Encontra São José dos Campos no Google+


Termos EncontraSãoJosédosCampos | Privacidade EncontraSãoJosédosCampos