São José dos Campos: Saúde amplia cobertura de vacinação em 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


A Secretaria de Saúde de São José dos Campos inicia a aplicação de três novas vacinas que serão incluídas no Calendário Oficial de Imunização do estado de São Paulo. Assim, a partir deste ano fazem parte do calendário as vacinas Meningocócica C (conjugada), a Pneumocócica 10 Valente (conjugada) e a vacina contra a Hepatite B.

A estimativa da Vigilância Epidemiológica do município é que a vacina meningocócica C seja aplicada em 9 mil crianças menores de um ano de idade, a Pneumocócica 10 Valente em 13.500 crianças menores de dois anos e a vacina contra a Hepatite B em aproximadamente 80 mil pessoas com até 24 anos de idade.

A Meningocócica C será aplicada em duas etapas, a primeira aos 3 meses e a segunda aos 5 meses. Haverá reforço da vacina aos 12 meses de idade. A Pneumocócica 10 Valente terá cobertura ampliada para crianças menores de 2 anos de idade e será aplicada em três etapas, sendo a primeira aos 3 meses, a segunda aos 5 meses e a terceira dose aos 7 meses, com reforço de vacinação aos 15 meses de idade. A vacina contra a Hepatite B está disponível para gestantes e pessoas até 24 anos de idade, contribuindo ainda mais para acelerar o impacto no controle da doença.

Para receber a vacina, de acordo com as faixas etárias estabelecidas, as pessoas devem procurar uma das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), munidos da carteira de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacinação é a única maneira eficaz de prevenção contra as doenças.

A Secretaria de Saúde esclarece que não se trata de uma Campanha, uma vez que as vacinas serão disponibilizadas para a população ao longo do ano nas unidades da rede básica sem uma data pré-determinada para sua aplicação.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um Comentário